top of page
  • Foto do escritorsiteofficinadosaber

Tempo Integral da Officina do Saber se consolida e oferece cada vez mais alternativas a pais e aluno



Com os pais cada vez mais ocupados, sendo que muitos permanecem o dia todo no trabalho, a realidade educacional brasileira vem mudando gradativamente. Sem terem com quem deixar seus filhos, precisam procurar por alguma alternativa que garanta segurança e estrutura, sem negligenciar o aprendizado e o lazer. Desta forma, sempre antenada às novas demandas educacionais, a Escola Officina do Saber oferece desde 2017 a opção do Tempo Integral, na qual os estudantes têm acesso a diversas atividades extracurriculares, a fim de estimulá-los em suas potencialidades no contraturno do ensino regular. Por essas e outras, o período integral na escola auxilia tanto os pais, que precisam dedicar grande parte do dia ao trabalho, como os alunos, que passam a ter um acompanhamento pedagógico adequado e um espaço de convivência que permitirá as mais diversas manifestações de suas habilidades, proporcionando inúmeras descobertas.


A verdade é que o período integral na escola vai muito além de simplesmente oferecer um local para que os estudantes passem o tempo supervisionados. Essa modalidade reorganiza completamente espaço e conteúdos, reestruturando a rotina dos alunos. É um tempo dedicado às atividades extraclasse, em ambiente diferenciado, que contribui para um desenvolvimento global que passa pelos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais. Com isso, os alunos acabam desenvolvendo mais atenção e interesse nas disciplinas que cursam no horário regular. Sem contar que também criam responsabilidade com materiais, horários de estudo e várias outras tarefas, não deixando de existir um tempo adequado de descanso, de acordo com a necessidade de cada faixa etária.


O raciocínio é simples, pois além dos ganhos educacionais, na ponta do lápis, participar do Tempo Integral na Officina do Saber ainda pode gerar economia, apresentando assim excelente custo-benefício. Abaixo listamos algumas das principais vantagens do período integral para dar suporte à sua decisão.


  • Orienta os estudos e as tarefas, aumentando o rendimento dos alunos.

Nesse caso, é uma aula particular já incluída, com o acompanhamento profissional dos estudos em geral e organização e auxílio nas tarefas de casa. Risque esse custo extra de seu orçamento.


  • Oferece diversidade de atividades e viabiliza e incentiva a prática de esportes.

A pluralidade de estímulos garante o tempo certo entre atividades de estudos e de lazer, dentre estas, além de muitas brincadeiras e oficinas de arte, cultura, jogos e gastronomia, a dose certa e garantida de atividade física prazerosa e adequada à cada faixa etária. Um mundo de descobertas entre o lúdico, o tecnológico e a consciência corporal. Risque do orçamento atividades extras com a finalidade de não deixar as crianças grudadas na TV ou dispositivos eletrônicos durante todo o seu tempo livre.


  • Garante a segurança dos alunos, proporcionando tranquilidade aos pais.

O período integral na escola oferece segurança e a certeza de que seus filhos estão em um ambiente saudável e confortável. Aquela culpa de não poder buscar o filho na aula e levá-lo a outras atividades ao longo do dia também pode ser solucionada pela escolha de uma escola integral. Risque de seu orçamento os custos com a contratação de uma pessoa exclusivamente para cuidar das crianças enquanto os pais trabalham.


  • Fortalece hábitos de higiene.

Com a escola em período integral os pais têm auxílio fundamental na formação dos hábitos de higiene, como o acompanhamento da escovação dos dentes, do lavar as mãos antes das refeições e do banho. Assim, a criança já chega em casa mais tranquila e relaxada para aproveitar o resto do dia com a família. O melhor é que, na escola integral, esses aprendizados ocorrem naturalmente, principalmente a partir do exemplo. Ao observarem o que fazem os demais, as crianças se sentem incentivadas a acompanhar, cuidando da higiene junto com os coleguinhas, sem sofrimento e com muita alegria!


  • Ajuda a criar identidade e autonomia.

Por favorecer o convívio social, a escola integral contribui (e muito) para a construção da identidade e da autonomia das crianças. Por mais que a família seja o primeiro canal de socialização da criançada, a escola vem logo em seguida, estimulando o autoconhecimento.

  • Disponibiliza orientação nutricional e cardápio balanceado.

Com a correria diária, muitos pais acabam deixando a alimentação saudável dos filhos um pouco de lado, nesse contexto, a escola traz a opção de alimentação elaborada por uma nutricionista, que prepara cardápios balanceados, com tudo o que os alunos precisam para o seu desenvolvimento.

No Tempo Integral da Officina do Saber é opcional aos pais a parte da alimentação, mas levando-se em conta que, em caso de opção pelo pacote de alimentação, estarão incluídos o café da manhã, almoço, lanche da tarde e a fruta, sem a preocupação diária de preparar o que a criança vai levar à escola, traz certamente economia de tempo e dinheiro, além de garantir uma boa alimentação e a formação de hábitos alimentares saudáveis.

  • Segue o modelo de países desenvolvidos.

O ensino integral é uma tendência da educação moderna que já existe em diversos países de primeiro mundo, como Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, dentre outros. Por lá, os alunos costumam ficar até 9 horas por dia na escola. Levando-se em conta que os alunos por aqui sempre estudaram apenas 5 horas por dia, fica claro como essa diferença pode afetar o nível educacional das crianças e jovens. A ideia é, com atividades curriculares e extracurriculares, estimular o desenvolvimento global dos estudantes.


  • Possibilidade de optar de um a cinco dias na semana.

Pensando na necessidade de cada família, a Officina do Saber oferece opções de matricular seu filho no Tempo Integral, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, de um a cinco dias na semana. Entre em contato e conheça o que o ensino em tempo integral com a qualidade oferecida pela Officina do Saber pode fazer por seu filho e toda a família.


www.officinadosaber.com.br - (32) 3741-5071


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page