Período de abstração e execução

É nessa etapa que a criança se apropria do mundo da escrita, ganha conforto e fluência numérica, começa a desenvolver consciência de coletivo, a formar seu capital cultural e a ganhar autonomia

No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) é incentivado no educando o desenvolvimento como pessoa solidária, capaz de interagir com o meio social e físico em que vive e dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam e resultem na melhoria de vida, tanto individual quanto social. Nessa etapa nossa preocupação é com o desenvolvimento da capacidade de aprender, do raciocínio matemático e do cálculo, além do conhecimento de mundo em toda a sua complexidade. Além disso, é de fundamental importância que o aluno tenha o domínio pleno da leitura, da escrita e da interpretação textual, que melhoram o raciocínio lógico e contribuem para a sua independência e autonomia intelectual. De forma geral, desenvolvemos com os alunos os conceitos essenciais e as aplicações práticas principais de cada disciplina, aumentando gradativamente o nível de especificidade e criando uma base sólida para o Ensino Médio. Privilegiamos também o desenvolvimento interpessoal do aluno e a convivência em grupo, de modo a desenvolver a capacidade de reflexão com vistas à formação do cidadão consciente do futuro.

Assim, toda a educação básica, no nível do Ensino Fundamental, tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, com pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia e das artes; formação de atitudes e valores com fortalecimento de vínculos e laços de solidariedade humana em que se assenta a vida social.

Para que se alcance os objetivos estabelecidos, o Ensino Fundamental, articula seu currículo ao longo de toda a etapa de acordo com os quatros eixos de formação definidos na BNCC. São eles:

  • Letramentos e capacidade de aprender

  • Ética e pensamento crítico

  • Leitura do mundo natural e social

  • Solidariedade e sociabilidade

Capacidade de

Abstração

Nessa fase, desenvolve-se o pensamento lógico-dedutivo, o que habilita à experimentação mental: relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.

Criatividade

Todo indivíduo é criativo. No entanto, para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de aprendizagem.

Capacidade de

Aplicação

O aluno do Fundamental II desenvolve suas estruturas cognitivas em nível muito elevado, tornando-se apto a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Responsabilidade

Ética

Do I want to? Can I? Should I?
Quero? Posso? Devo?
Essas são as três perguntas que norteiam nosso comportamento ético. Educar para a responsabilidade ética é provocar a consciência individual, um exercício constante na família e na escola – foco diário de nosso trabalho como educadores.

Protagonismo e 

Colaboração

Acreditamos na escola como ambiente propício ao desenvolvimento de um jovem colaborativo e participativo em sua sociedade. Leituras, filmes, debates e entrevistas são formas de prepará-lo para as questões que lhe dizem respeito, seja no âmbito familiar, comunitário ou político.

Projetos desenvolvidos para o Ensino Fundamental II

Júri Simulado

Evento fixo, anual, com a turma do 8º ano do ensino fundamental II, a cargo do professor Agizano, Geografia.

Sempre um tema atual, previamente escolhido pelo professor, com a culminância na Sala de Júri do Fórum da Comarca de Carangola. Onde os alunos discutem e apresentam argumentos de defesa e acusação, com veredito final. Uma perfeita simulação de júri, com advogados, promotores, jurados, juiz e testemunhas.

NR

A viagem mais esperada do ano! O programa perfeito para nossos alunos vivenciarem a melhor viagem de formatura.

Exclusivo para o 9º ano, o NR Acampamentos proporciona momentos inesquecíveis, com festas, aventuras, interação com alunos de escolas de diversas cidades do Brasil.

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