Sobre a Officina do Saber

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”      (Rubem Alves)

Nossa linguagem pedagógica-filosófica apóia-se em bases construtivistas, e metodologicamente na pedagogia de projetos, tendo como base o sociointeracionismo.

Acreditando no homem como ser histórico que vive numa intensa busca, fazendo e refazendo seu saber constantemente, procuramos mostrar aos nossos alunos que o grande prazer de estudar está diretamente ligado ao ato de pesquisa, de leitura, de discussão e interação com o mundo. O professor conduz o processo de construção do conhecimento de maneira ilimitada e prazerosa, indicando pistas que levem à descoberta da História, da Geografia, da Ciência, das Línguas, da Arte, enfim, das invenções e evolução da humanidade, possibilitando a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e entre as turmas, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Percebendo essa evolução, nossos alunos serão capazes de descobrir a importância do seu papel, e também do outro, na construção dessa “História”.

           

Nesta crença, do ser social, encontramos o embasamento teórico necessário às mediações das salas de aula. Parâmetros bem definidos de desafios, amparados pelo universo lúdico presente no inconsciente de todos nós, impulsionam a prazerosa atividade do estudo através da contínua tarefa de se pesquisar e descobrir. Abrimos, assim, um leque de ofertas às mentes pensantes de nossos queridos alunos, habilitando-os através da leitura, discussão e interação com o mundo ao reconhecimento e aceitação das diferenças, necessidades e oportunidades de crescimento ético e moral.

Pensando, agindo e interagindo dessa forma, a Officina do Saber acredita estar contribuindo para a formação de seres verdadeiramente humanos, críticos e atuantes.

, palavra que traz em seu cerne a ideia: “lugar onde ocorrem as mudanças”.

, onde, artesanalmente, construímos pessoas felizes.

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