Período de análise, síntese e tomada de decisão

Apoio e incentivo para questões, autoconhecimento, organização, perspectivas e capacidade de escolha.

O Ensino Médio tem por objetivo formar alunos autônomos, com habilidades e conhecimentos que lhe permitam prosseguir os estudos com competência, atuar de forma ativa na vida social e cultural, respeitar os direitos do ser humano e os princípios da convivência fraterna e democrática.

Desde a 1ª série do Ensino Médio adotamos simulados no modelo Enem, contemplando expectativas de aprendizagem alinhadas às competências específicas desse modelo avaliativo. Nosso currículo contempla as habilidades da BNCC.

 

Na 3ª série nosso principal foco é a preparação dos alunos para os diversos vestibulares, possibilitando o acesso a cursos superiores nas melhores universidades do país. Nossa metodologia revisa todos os conteúdos vistos nos dois anos anteriores, com uma grande carga de exercícios contextualizados, videoaulas e outras ferramentas de aprendizagem. Esperamos formar cidadãos autônomos, conscientes, críticos e seguros de seus projetos de vida. Assim, ao fim dessa etapa, os alunos serão capazes de compreender as relações do mundo do trabalho e estarão prontos para ingressar nele.

Oferecemos uma carga horária diferenciada, com contra turno. A orientação de carreiras é feita com conversas em grupos e visitas a Universidades e locais de trabalho desejados pelos alunos.

No Ensino Médio, como no Ensino Fundamental, é feita uma apresentação inicial de etapa, e das dimensões de formação apontadas para ela pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio:

  • Tecnologia

  • Trabalho

  • Cultura

  • Ciência

Referidos a essas dimensões, são definidos, quatro eixos de formação, que articulam o currículo ao longo de toda a etapa. São eles:

  • Letramentos e capacidade de aprender

  • Solidariedade e sociabilidade

  • Pensamento crítico e projeto de vida

  • Intervenção no mundo natural e social

Esses dois últimos eixos apresentam diferenciações em relação àqueles do Ensino Fundamental, dadas as especificidades do Ensino Médio, quando se espera dos jovens um maior protagonismo e autonomia frente às questões da vida social e na relação com os conhecimentos.

Aprofundamento

dos conceitos

O adolescente é questionador por natureza. Na vida acadêmica, isso é canalizado para que pergunte as causas e as consequências daquilo que estuda, buscando ir além dos fatos e constatações.

Mente Aberta

No processo de autoconhecimento, estimulamos o olhar por diferentes perspectivas, para que o
estudante considere todas as opções a fim de se sentir seguro com suas escolhas.

Autoconhecimento

O aluno começa a ter um pouco mais de clareza sobre o que o motiva e o que precisa desenvolver
com mais afinco. A fim de proporcionar aos alunos um maior entendimento sobre suas paixões,
aptidões e opções profissionais,

Capacidade de

se organizar

Nesta etapa, cada vez mais escolhas se colocam, com disciplinas eletivas, esportes e foco no estudo.
O aluno começa a gerenciar melhor seu tempo e a se comprometer com suas decisões.

Acesso a Universidade de ponta

Preparamos nossos alunos para entrarem nas melhores universidades do Brasil, com formação ??? e um trabalho pioneiro nas competências e habilidade socioemocionais. A partir de um olho multidisciplinar, focado não só nos conteúdos acadêmicos, desenvolvemos com nossos alunos projetos em que possam exercitar a cidadania global. Oferecemos também um acompanhamento mais próximo a seus interesses, habilidades e possíveis dificuldades, para que possamos ajudá-los nas escolhas de sua vida.

Projetos desenvolvidos para o Ensino Médio

Maratona ENEM

Uma maratona de aulões revisionais para o ENEM.
Acontece sempre uma semana antes da prova, para a turma da 3ª série do ensino médio. Um fim de semana intenso, com aulas dinâmicas, discussões de questões e pegadinhas. Ao final confraternizamos com um almoço para professores e alunos.

Officina de Debates

Unindo as disciplinas de Filosofia e Sociologia do ensino médio, a cada bimestre é realizada uma roda de conversa com um tema específico e com convidado especial. Um momento para tratarmos de temas atuais e darmos voz aos nossos jovens.

Visita de campo

Visita guiada às Universidades Federais, com as três turmas do ensino médio. Momento para os alunos conhecerem os cursos, assistirem palestras, conhecerem o campus e, assim, se familiarizarem com o universo acadêmico.

Projeto de Literatura

Visita guiada às Universidades Federais, com as três turmas do ensino médio. Momento para os alunos conhecerem os cursos, assistirem palestras, conhecerem o campus e, assim, se familiarizarem com o universo acadêmico.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Todos os direitos deste site são reservados à Escola Officina do Saber