top of page
  • Foto do escritorsiteofficinadosaber

6º ano: divertidos trocadilhos no Valentine's Day



O “Valentine’s Day”, comemorado mundialmente no dia 14 de fevereiro, é, para os estadunidenses e europeus, uma data para se celebrar o amor.

Sua origem data do século V, muitos séculos antes das celebrações do Dia dos Namorados aqui no Brasil. São Valentim, um padre italiano, foi condenado à morte, no século III, por realizar casamentos de soldados do império romano em segredo. Durante os seus dias na prisão, se apaixonou pela filha de um dos carcereiros que o vigiava. No dia de sua morte, enviou a amada uma carta, assinada “do seu Valentim”, o que inspirou o envio de cartões na data, muitas das vezes se referindo à pessoa amada como “valentine”.

Atualmente, a data é comemorada muito além do amor romântico. Celebra-se a amizade e companheirismo. Amigos, filhos dão cartões para os pais, alunos para seus professores, amigos para amigos.

Para dar sequência a todo aprendizado construído no ano anterior, quando teve início o Programa Bilíngue da Escola Officina do Saber, as datas comemorativas e o entendimento cultural destas no contexto de outros países, são parte importante para a formação bilíngue do aluno. Com este intuito, a professora Tarsila Baylão, desenvolveu com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma atividade que teve como objetivo o desenvolvimento do vocabulário dos alunos, através de um jogo de palavras parecidas na escrita e no som, mas diferentes no significado. Os trocadilhos foram usados na criação de cartões comemorativos que as crianças usaram para presentar pessoas queridas.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page