top of page
  • Foto do escritorsiteofficinadosaber

Arte na Officina do Saber, das pequenas às grandes ideias, do Maternal ao Ensino Médio.



Muito além da obrigatoriedade no currículo escolar, a Escola Officina do Saber, que sempre teve grande identificação com as manifestações artísticas, mais uma vez assume sua responsabilidade na formação global dos alunos e propõe, sob a coordenação da Profª. Esp. Fabíola Garcia, um projeto que passa por todos os segmentos da escola, visando o conhecimento, a compreensão, a experimentação das diversas vertentes da Arte e sua importância histórica e cultural.


A Arte enquanto disciplina é garantida pela LDB desde 1996 como área de conhecimento obrigatório no ensino fundamental e médio. A Arte enquanto manifestação artística escolar, experimentação e fruição vai além desse cumprimento legal.


O espaço que a Arte ocupa dentro da escola é determinado e determinante de acordo com o envolvimento e entrega dos educadores e educandos. Entender Arte, gostar de Arte, apreciar Arte e produzir Arte é um processo, assim como em qualquer outra disciplina. Os alunos não nascem com ou sem o “dom” para isso. A aptidão é percebida pelo educador, mas não é fator decisivo ou selecionador para a participação e entrega de todos. O papel da Arte na educação é grandemente afetado pelo modo como o professor e o aluno veem o papel da arte fora da escola. Dessa forma, se houver sentidos e significados, a importância vira consequência.


Pablo Picasso disse: “A inspiração existe, mas ela deve nos encontrar trabalhando”. É assim que as aulas de Arte da Escola Officina do Saber tratam as questões artísticas individuais e coletivas: Fazendo ligações e conexões com o mundo o tempo todo! Nossa inspiração vem do mundo, vem do dia-a-dia, vem da pesquisa, vem da experimentação!


Sobre uma Educação Libertadora, Paulo Freire cita: “A opção realmente libertadora recusa a prática manipuladora e também a espontaneísta. A manipulação é castradora e o espontaneísmo é licencioso e irresponsável”. Nossas aulas de Arte são mediadas. O fazer, o ver e o apreciar direcionam os caminhos. Não são caminhos moldados, nem tampouco caminhos soltos e fora de contextos. Nós trabalhamos em teia, em conexões.

Começamos na Educação Infantil porque acreditamos na criança como ser global, que necessita viver e experimentar produções próprias, relacionando com o mundo que a cerca. Ela canta ao desenhar, pinta o papel e pinta também o corpo, dança enquanto canta, desenha ouvindo histórias... e assim vai.


A maneira como os alunos do Fundamental I e II recebem a Arte como disciplina é totalmente influenciada pelo contato que tiveram com a Arte na Educação Infantil. A percepção artística, a comunicação e a vontade de se expressar artisticamente são nítidas e ao mesmo tempo, naturais. Arte passa a ser para eles, concretamente, uma linguagem!


A Arte no Ensino Médio ganha mais sentido histórico quando as conexões com a história do Brasil e do mundo se encaixam. Os jovens percebem as ligações e se apropriam desse conhecimento com segurança para produzir trabalhos que se posicionam criticamente frente a questões sociais, políticas, históricas e filosóficas. A Arte também está presente em avaliações como ENEM e Vestibulares. E é possível que nossos alunos garantam os acertos dessas questões quando voltamos o ensino de Arte para o que ele realmente se propõe. Nossa escola proporciona esse conhecimento e por isso, faz toda a diferença.

A demonstração das experiências vivenciadas em sala de aula e suas conexões com o universo dos alunos estarão presentes em dois grandes eventos programados para 2018. a Noite do Artista Plástico, que será realizada em outubro e o espetáculo musical que tradicionalmente encerra o ano letivo, a Feira do Conhecimento, que contará as histórias dos Grandes Exploradores e as “Descobertas de Novos Mundos. ”

Fabíola Garcia de Oliveira

Arte-Educadora

Licenciada em Educação Artística

Pós-Graduada em Ensino de Arte, Estética Moderna e Contemporânea.

Professora de Arte da Escola Officina do Saber

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page