• Prof. Hudson Giovanni

6º ano: conhecendo as Camadas da Terra.



Antes de conhecer a Ciência Geográfica o ser humano acreditava que o nosso planeta era constituído por uma massa única, formada apenas por rochas, no entanto, com o passar dos anos e com a evolução científica da Geologia, descobriu-se que a camada onde estamos, a crosta, é uma camada muito fina, com alterações de temperatura e espessura.


Na busca de compreender melhor a nossa crosta e conhecer as demais camadas internas da Terra, o 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Officina do Saber confeccionou um modelo esquemático, dividindo e classificando as camadas, sendo as principais: crosta, manto e núcleo.


Crosta:

A primeira das camadas da Terra é a mais “fina”. Sua profundidade pode variar entre 5 km em algumas áreas oceânicas e 70 km em áreas continentais. Descobrimos que a casca do ovo está para o ovo como a crosta está para o planeta.


Manto

Estando abaixo da Crosta, é a mais extensa das camadas, tendo uma profundidade aproximada de 2.900 km, o que ocupa aproximadamente 80% do nosso planeta. Esta camada se subdivide em duas: manto superior e manto Inferior. Ela é composta basicamente de silicatos, de ferro e de magnésio, porém, essas rochas estão em forma de um material pastoso, chamado MAGMA, e sua tempe temperatura pode chegar a 2000ºC.


Núcleo:

Também dividido em duas partes, exterior e interior, está posicionado abaixo do manto e é a mais quente das camadas do planeta. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro) e sua temperatura pode variar entre 3.000 e 5000ºC.


Recentemente o cientista chinês Xiaodong Song publicou um estudo que indica que o núcleo interior da Terra seria também dividido em duas partes distintas: uma interna e outra externa, O que pode trazer novas informação sobre a origem de nosso planeta, segundo o artigo publicado em 10/02/15 pela revista "Nature Geoscience".


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Todos os direitos deste site são reservados à Escola Officina do Saber